O barbo sumatrano é extremamente agitado, mede no máximo 7cm de comprimento, só é mais controlado com exemplares da sua espécie, porque com as demais, principalmente as mais pacatas e lentas, é bastante travesso.
Muito ativo e resistente quando mantido em aquários comunitários, adora perseguir por todos os lados peixes que tenham as nadadeiras compridas e mordiscá-las. Portanto, você já sabe que empecíeis vagarosas e de longas nadadeiras não devem conviver com eles.
Ele é o barbo mais popular em aquários isso porque alem do sumatrano comum existe mais duas variações uma delas é a Albina e outra é u sumatrano Verde que o próprio nome indica sua cores.
Nos rios e lagos da Sumatra, Bornéu e Tailândia de onde se originaram, eles vivem em cardumes a água com temperatura que oscila entre 23 a 26ºC, que deve ser mantida em cativeiro. A dureza ideal é de 6º DH, sendo que não se importam muito com a acidez da água, não havendo necessidade de um rígido controle de pH da água. Entretanto mantenha-o entre 6,5 a 7,0
REPRODUÇÃO
A maior dificuldade da reprodução do sumatrano é impedir que os famintos pais comam todos os ovos antes que eles eclodam .
Se você quiser tentar reproduzir-los, a primeira coisa afazer é colocar um casal em um aquário separado dos demais peixes, com 30 litros.Para você se certificar que trata-se de um casal basta observar no tamanho dos exemplares: o macho é menor que a fêmea e geralmente apresenta uma coloração mais avermelhada em volta da boca e mais intensa na nadadeira dorsal.
Como na maioria das outras espécie de barbos, haverá um "cortejo", onde o macho vai empurrando a fêmea para perto das folhas ou em tão para o fundo, com movimentos das nadadeiras ou então com a cauda. A fêmea então libera os óvulos e o macho os espermatozóides ocorrendo a fecundação na água. Fecundados, os ovos caem no fundo ou nas foolhas das plantas, onde ficarão grudados por um período de 24 a 30 horas, até que então eclodem.
Os alevinos ficarão sem comer durante mais ou menos 3 ou 4 dias, quando então você ira oferecer uma alimentação a base de infusórios e náupolis de artemia. Somente depois de um mês é que passarão a consumir alimento em pó e nutrientes de peixes adultos. Tome cuidado para não exagerar na alimentção e faça trocas parciais da água dos alevinos a cada 20 dias.
exemplares com mais de dois anos consegem melhores resultados na reprodução.
O sumatrano é bastante resistente a doenças.
Em condições adequadas, o peixe chega a viver mais de 3 anos em cativeiro.
Os barbos sumatranos desovam geralmente entre plantas de folhas finas.
A espécie é muito plorífera, sendo que uma fêmea chega a desovar de 500 a 1.000
ovos por vez, a grande maioria é devorada pelos pais.
Alevinos De Barbo Sumatrano com 1 semana de vida
Filhotes de Barbo sumatrano com 1 mês de vida...
filhotes de Sumatrano com pouco mais de 1 mês de vida...
Filhotes de Sumatrano com 2 meses se alimentando